A Câmara Municipal de Vereadores de Joaquim Távora, Estado do Paraná realizou a devolução do recurso no valor de R$ 342.209, 26 (trezentos e quarenta e dois mil duzentos e nove reais e vinte a e seis centavos), quantia esta relativa à economia feita pelo Poder Legislativo sobre o repasse do município à Casa no Exercício Financeiro de 2023.
De acordo com o Presidente da Câmara, o vereador Carlos Henrique Castanheira, o valor devolvido é fruto de uma Administração responsável e transparente.
A devolução do valor acima referido foi realizada por meio de transferência bancária, em 29.12.2023. Em sessão realizada em 04.03.2024, foi aprovada pelo Plenário da Câmara a Indicação n.º 45/2024, elaborada pela Mesa Diretora e demais vereadores, por meio da qual os nobres solicitaram que o recurso seja aplicado na área da Saúde, especialmente para aquisição de medicamentos faltantes no município.
A ação da devolução do recurso representa eficiência administrativa, respeito e compromisso com o dinheiro público e indiretamente contribui para melhorias no setor de saúde.
ENTENDA A DEVOLUÇÃO
Os recursos do Poder Legislativo provêm de repasses que o Poder Executivo faz. Quando o valor não é gasto, por lei, a Câmara e obrigada a devolver o montante. No entanto, cada Câmara tem total autonomia de investir em melhorias na Casa Legislativa em 100% do valor caso julgue necessário. Nessa devolução, o Presidente, com o apoio dos demais vereadores optou por poupar gastos na Câmara e devolver dinheiro à Prefeitura para que a população seja beneficiada.